Você gosta de ler?
- Amanda Chaves
- 28 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
Antes de mais nada, desafio você a pensar nas perguntas: Você gosta de ler? Quantos livros, em média, você lê por ano?
Se sua resposta foi positiva para a primeira pergunta, parabéns! Você faz parte de uma minoria na população brasileira, mas deve se orgulhar muito disso! Se a média de livros que você lê por ano, está acima de 5 livros, excelente! Você pode se considerar como um brasileiro raro!
Chocada, em nível extremo, apresento estes dados:
De acordo com uma pesquisa divulgada pela Federação do Comércio (Fecomércio) do Rio de Janeiro, 70% dos brasileiros não leram um livro sequer no ano de 2014. Isso quer dizer que a cada 10 pessoas, 7 não leram um único livro em 2014. Para os pesquisadores, o uso da internet foi apontado no estudo como um dos responsáveis pela queda na leitura, principalmente entre os jovens (talvez, isto também justifique o por que muitos não gostem de postagens, somente, escritas, como o caso até agora no meu blog :D)
Segundo o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) o brasileiro lê, em média, 4 livros por ano. No entanto, completa a leitura de, apenas, 2,1, ficando atrás, na América do Sul, da Argentina e do Chile. Outro dado constatado, considerado como um fator também muito preocupante é que 75% dos brasileiros nunca frequentaram uma biblioteca.
Como sabem, gosto de contar sobre minhas vivências. Sobre o tema, considero que, atualmente, posso dizer que sou uma brasileira rara. Entretanto, nem sempre foi assim. Agradeço a minha mãe e todos que participaram (e ainda participam) da minha formação acadêmica, pelo incentivo ao amor pela leitura.
Quando criança, não gostava de ler. Não por falta de estímulo, ou coisa do tipo, mas, acredito que a flecha da paixão ainda não tinha transpassado minha vida. Me recordo que desde bem pequenos, meus irmãos amavam ler. Liam vários livros por ano. Gastavam o dinheiro da mesada em livros. Por vezes, liam um livro em, apenas, um dia. Vendo tudo aquilo me admirava e me questionava: Por que leem tanto? Para que leem? Que graça veem em ficar horas diante de pedaços de papel? Na época, para mim, eles perdiam o tempo deles lendo, sendo que poderiam fazer outras coisas.
Lembro que quando estava no ensino médio, minha mãe puxava, literalmente, minhas orelhas, porque eu não lia os clássicos da literatura exigidos na escola. Buscava na internet os resumos (e, sim, hoje me envergonho disso). Minha mãe, buscava de todas as maneiras despertar em mim o gosto pela leitura. Sentava ao meu lado e lia em voz alta os livros para mim.
Quando entrei na universidade, minha mãe se preocupou muito, porque sabia que teriam muitos artigos e livros para leitura. No entanto, por obrigação, sabendo que não haveria outra saída, eu lia tudo. No início, confesso, não foi nada fácil. Achava um tédio sentar e ler tudo aquilo. Mas, com o tempo, passei a gostar e admirar. A leitura fez parte de minha formação como professora de Educação Física. Sim, mesmo em uma graduação em Educação Física, a exigência por leituras é muito grande. Como aprender sem ler? Não há outro caminho!!!
Hoje, sou doutoranda em Educação. A leitura faz parte de meu cotidiano como uma relação amorosa. A cada leitura, o amor aumenta. Aumenta por aprender. Aumenta por me formar como um ser humano mais crítico diante das situações da vida. Aumenta por cada descoberta, por cada palavra lida e cada inquietação despertada. Inquietações infinitas, que me levam a leituras infinitas. O ser humano nunca para de aprender, a aprendizagem é infinita no decorrer da vida.
Se você ainda não tem o gosto pela leitura, comece a ler. Quando bater aquela vontade de desistir, continue a ler. Apaixone-se pela leitura e ela será totalmente diferente do que você imaginava antes.
Indico este link para o acesso de 10 livros clássicos disponíveis online, gratuitamente.
Encerro este post agradecendo e parabelizando você, pois, caso tenha chegado até o final, você faz parte da minoria rara. Mas, com sua ajuda, podemos, um dia, ser maioria. Incentiive a leitura!!!!
Tem mais inquietações como esta? Entre em choque comigo!

Comments